O Xylitol é um alimento que se parece muito com o açúcar refinado e possui um sabor similar; ele é obtido a partir de fibras vegetais. Especialistas afirmam que ele traz nutrientes às refeições.

Nesse artigo eu vou explicar o que é o Xylitol, se ele realmente traz benefícios para a sua saúde, como usá-lo na alimentação.

O Que É Xylitol :

O Xylitol é uma substância edulcorante chamada de álcool de açúcar, que são como híbridos de uma molécula de açúcar com a molécula do álcool. Os seus componentes nos dão a capacidade de estimular os receptores do sabor doce na nossa língua.

Ele pode ser encontrado tanto em sua versão comercializada como em alimentos, produtos para higiene bucal, remédios para diabetes, como também em frutas e vegetais e por isso é considerado um alimento natural.

E apesar dele ser um alimento doce e ter a consistência branca e cristalina como o açúcar comum, possui cerca de 40% menos calorias que o açúcar branco refinado.

O Xylitol é um derivado de xilose – um açúcar de aldose cristalino que não é digerível, que pode ser retirado de árvores como o vidoeiro (1,2).

O álcool de açúcar presente no xylitol não é o mesmo álcool usado em bebidas alcoólicas, e é baixo em carboidratos.

Esse alimento também possui 0% de frutose, e não afeta o organismo como o açúcar refinado branco.

Benefícios :

Alguns dos benefícios do Xylitol indicam que ele pode ser uma alternativa ao açúcar na prevenção da síndrome metabólica.

Outras vantagens do uso de Xylitol, incluem:

– Aumento da massa magra muscular;

– Melhora a saúde bucal;

– Combate ao envelhecimento precoce;

Como vimos, além de ser ideal para pessoas que desejam emagrecer, pois é menos calórico, esse adoçante natural também é indicado a diabéticos, pré-diabéticos, obesos e portadores de outros problemas metabólicos.